O único custo de produção verdadeiro é o custo apurado.
Em geral é a demanda do mercado que estabelece em grande parte o preço de uma mercadoria. Isso ocorre na dinâmica de oferta e procura. Com isso, a possibilidade de melhoria da lucratividade de uma indústria recai sobre o custo da produção.
Você já parou pra pensar que pode estar calculando errado o preço das mercadorias e bens que produz? Já observou as vendas caírem por causa da diferença de preços entre sua empresa e os concorrentes? Já tentou “copiar” os preços da concorrência e viu seu fluxo de caixa quase exaurir? Pois é…
Calcular o custo real de produção é um desafio que precisa levar em conta múltiplos fatores. Por incrível que pareça, há muitos empresários usando antigos métodos intuitivos para precificar algo como, por exemplo, multiplicar por determinado fator o custo da matéria prima principal (aço, pvc ou outra). Ao fazer isso, tanto podem estar deixando de vender mais, por falta de um preço competitivo, como podem estar afundando o caixa da empresa, cada vez que o preço das matérias primas e insumos oscilam.
É preciso apurar os custos reais, mediante análise das ordens de produção devidamente apontadas, contendo horas de trabalho, materiais aplicados, ferramentas usadas, avarias e subprodutos.
A Enterprise Sistemas sabe disso há mais de três décadas. Por isso, estamos publicando essa questão novamente e convidamos você a ler o artigo original. Aprenda com a gente e informatize sua indústria com o Sistema Centurion.
__________________________________________________________________
* Matéria publicada originalmente em 14/06/2019: “Administrar bem a produção é condição para saúde da indústria.“